domingo, 28 de junho de 2026

Reuniões com os Pais/Encarregados de Educação

 




Reflexão sobre o projeto: “A Magia da Leitura”

Num mundo marcado pela constante presença das tecnologias digitais, promover a leitura continua a ser um desafio e, ao mesmo tempo, uma necessidade.  

O projeto "A Magia da Leitura", desenvolvido no 1.º Ciclo, teve como principal objetivo despertar o gosto pelos livros e promover hábitos de leitura desde cedo. Através de histórias, momentos de leitura partilhada e atividades criativas, os alunos puderam explorar diferentes mundos, desenvolver a imaginação e enriquecer o seu vocabulário. 

Os professores agradecem aos Encarregados de Educação pela participação e disponibilidade na atividade "Manta de Histórias"

A vossa criatividade está estampada nas respetivas mantas que foram colocadas na sala de convívio da escola. Esperamos continuar a contar com o vosso apoio. Juntos, contribuímos para uma comunidade educativa mais forte.











Leitura em Família

Quando a família se envolve ativamente nas propostas escolares, as crianças sentem que o seu mundo familiar e o seu mundo escolar estão sintonizados.

Assim no âmbito do Plano Curricular de Turma e em articulação com as famílias, foram exploradas três histórias tradicionais, uma por período.  Estas foram contadas na sala por um encarregado de educação. Posteriormente, em casa, cada família elaborou um trabalho relativo às mesmas.

No final do ano letivo, e por convite da  Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho, em Arco de Baúlhe, os trabalhos estarão expostos durante todo o verão.

Esta iniciativa teve como principal propósito cruzar as fronteiras da sala de aula e trazer o ambiente familiar para dentro da escola.





terça-feira, 9 de junho de 2026

Ação de sensibilização ambiental

No âmbito da educação para a cidadania e da promoção de hábitos sustentáveis, os alunos da nossa escola participaram, no dia 08 de junho, numa ação de sensibilização ambiental  promovida pelo Município de Cabeceiras de Basto.

A sessão contou com a colaboração da Resinorte, que dinamizou um momento educativo dedicado à temática da reciclagem e da economia circular. Ao longo da atividade, os alunos tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre a correta separação dos resíduos, compreender a importância da reciclagem na preservação dos recursos naturais e refletir sobre o impacto das suas escolhas no ambiente.

A participação dos alunos foi muito positiva, demonstrando interesse e entusiasmo ao longo da sessão. Esta iniciativa contribuiu para sensibilizar a comunidade escolar para a adoção de comportamentos mais responsáveis e amigos do ambiente, reforçando o papel de cada cidadão na construção de um futuro mais sustentável.






quarta-feira, 3 de junho de 2026

Feira da Primavera

No dia 22 de maio, realizámos na nossa escola a Feira da Primavera.

Antes de se dar início à feira, os nossos alunos entoaram uma bonita canção alusiva evento, enchendo o recinto de alegria e dando as boas-vindas a todos os visitantes.

Esta iniciativa foi a oportunidade para sensibilizar toda a comunidade educativa para os benefícios do consumo de produtos da época. Nas bancas não faltaram legumes frescos, hortaliças, ovos, limões, cerejas e flores vistosas.

A zona de pesca de surpresas continua a ser a mais procurada pelas crianças. É com grande entusiasmo e alegria que participam nesta pescaria.

Esta feira permitiu, igualmente, aproximar a comunidade local da nossa escola, promovendo um intercâmbio comercial e cultural muito enriquecedor entre adultos e crianças.

Uma palavra de profundo agradecimento aos pais e encarregados de educação, bem como à União de Freguesias de Arco de Baúlhe e Vila Nune, pelo interesse, participação e excelente resposta ao pedido de colaboração feito pela escola. A presença, o apoio e o envolvimento de cada família foram fundamentais para o sucesso deste momento tão especial.

Juntos, continuamos a construir uma escola mais acolhedora e participativa.










domingo, 24 de maio de 2026

Encontro com Pedro Seromenho

No dia 18 de maio, a nossa escola recebeu a visita do escritor Pedro Seromenho, encontro muito especial dedicado à importância da leitura. Para tornar o evento ainda mais interessante, foram também convidadas as escolas da Faia, Pedraça e Cavez, permitindo a participação de muitos alunos e professores.

Durante a conversa, o autor falou da importância da leitura no desenvolvimento da imaginação e do conhecimento. À medida que contava uma história ele fazia a ilustração da mesma o que fez com que todos os alunos estivessem atentos e motivados.

O ambiente foi muito animado e todos mostraram grande interesse pelas experiências e conselhos do autor. No final, o escritor rubricou os livros adquiridos pelos alunos, tornando este dia inesquecível.

Foi um momento muito interessante e enriquecedor para todos os participantes.