sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Dia do Animal

No dia 16 de novembro, teve lugar uma ação de sensibilização dinamizada pela Veterinária Dra. Cristina, da Clínica “Saúde Animal, no sentido de orientar a Comunidade Escolar sobre as questões legais do abandono e maus tratos, adoção e posse responsável de um animal, importância da castração e como cuidar dos animais domésticos.
A presença de quatro exemplares caninos fez as delícias das crianças conforme comprovam as fotografias.





16 de novembro de 2018

São Martinho

Reza a lenda que "...um cavaleiro, chamado Martinho, tentava regressar a casa quando encontrou a meio do caminho, durante uma tempestade, um mendigo que lhe pediu uma esmola. O cavaleiro, que não tinha mais nada consigo, retirou das costas o manto que o aquecia, cortou-o ao meio com a espada, e deu-o ao mendigo. Nesse momento, a tempestade desapareceu e um sol radioso começou a brilhar."
Infelizmente, neste dia, a chuva não permitiu que a festa se desenrolasse no recreio da escola, pelo que as atividades decorreram na sala de convívio e cantina da escola.
Na abertura da nossa festa, assistimos a uma peça de teatro de sombras acerca do Dia de S. Martinho, dinamizada pela Biblioteca Escolar. De seguida, foi entoada por todos os alunos da escola uma canção alusiva ao tema. Seguiram-se as castanhas quentinhas, que fizeram as delícias dos alunos. 
Assim se passou uma tarde muito animada, onde não faltou a boa disposição e diversão de todos os intervenientes e se aprendeu a valorizar e a dar continuidade às tradições populares, revivendo e preservando esta tradição.





09 de novembro de 2018

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Durante o mês de outubro, a  Biblioteca Escolar decidiu assinalar o  “Mês Internacional das Bibliotecas Escolares”, com algumas atividades culturais. Trabalharam-se algumas  histórias que foram adequadamente escolhidas e vieram enriquecer a  nossa história!
Alguns professores do 2.º e 3.ºciclos foram a outras turmas do 1.º ciclo e do Pré-escolar, ler uma história às crianças. Esta efeméride decorreu entre os dias 22 e 26, de acordo com a disponibilidade dos contadores de histórias.
Nas turmas JI 7, da educadora Dores Pereira, JI 8 da educadora Dores Pacheco e JI 9 da educadora Marina foi trabalhada a história “A velha e os Lobos”. A professora Clara dinamizou  a atividade  na 1.ª turma, a professora Lurdes Francisco trabalhou com a turma da Educadora Dores Pacheco e a professora Fátima Oliveira  fez o mesmo na turma da educadora Marina.
À turma do 1.º ano, do professor Pedro,  foi o professor Telmo Bértolo trabalhar a história “Corre corre cabacinha”. Já o professor Nuno Machado foi à turma do 2.º ano, do professor Zé Favaios,  explorar a história “No dia em que a mata ardeu”. A mesma foi também dinamizada na turma do 3.º ano, da professora Dores Silva,  com o professor Jorge Magalhães. “O beijo da palavrinha” foi a história escolhida para ser trabalhada  na turma do 4.º ano, do professor Sérgio Favaios,  com o professor Vítor Santos.
Esta colaboração entre professores  enriqueceu-nos a todos,  nomeadamente às crianças, que gostaram muito.
Obrigado a todos os colaboradores.







                                                                                                                                                                   31 de outubro de 2018

Comer bem, viver melhor!

No dia 16 de outubro comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação na nossa escola. A atividade decorreu na parte da tarde com a visualização de um pequeno filme sobre a importância de se ter uma alimentação saudável. No final, os alunos entoaram canções sobre o tema.


De seguida, os alunos deliciaram-se com a gelatina de morango que tinham confecionado no dia anterior. Estava muito saborosa!








No dia seguinte, assistimos a uma peça de teatro de fantoches dinamizada pela Biblioteca Escolar em articulação com o Centro de Saúde. Foi um momento de magia e grande satisfação.
De modo geral, os alunos demonstraram bastante interesse e gosto pelas atividades realizadas e ficaram mais sensibilizados para a importância de uma alimentação saudável no processo de crescimento e no desenvolvimento fisiológico. Ficaram também a saber de que precisam de um suporte equilibrado de nutientes para promover um apropriado desenvolvimento cognitivo e psicomotor e que uma alimentação saudável pode prevenir o surgimento de algumas doenças.





16 e 17 de outubro de 2018

Escola Empreendedora

No dia 12 de outubro, no Centro de Ciência do Café, em Campo Maior, o Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto recebeu a bandeira Escola Empreendedora das mãos do Comendador Rui Nabeiro e do Ministro da Educação. Esta cerimónia, foi o epílogo da participação de turmas de Jardins de Infância e 1.º ciclo do Agrupamento no projeto Educação para o Empreendedorismo – Ter ideias para mudar o Mundo, uma iniciativa da Associação Coração Delta, inserida na Comunidade Intermunicipal do Ave.
Este projeto tem como objetivo principal promover o empreendedorismo em idades mais precoces, desenvolvendo nas crianças competências que serão muito úteis ao longo das suas vidas. Estimular a aptidão para «ser empreendedor» permitirá desenvolver ideias e conceitos que serão determinantes na sua formação enquanto pessoas, capazes de pensar, criar, ter ideias, ter capacidade de projetar e construir, partilhando o conhecimento e trabalho em equipa, uma abordagem que há mais de dez anos é disseminada pelo Centro Educativo Alice Nabeiro.





12 de outubro de 2018

BigBook

No âmbito das atividades do PAA, os docentes acharam que era interessante fazer-se um registo fotográfico de todas as atividades. Neste sentido, existe um “BigBook” no hall da entrada onde todos os alunos, professores, funcionários e encarregados de educação podem observar as fotografias das atividades.
É bom ver os alunos entusiasmados à procura da sua “carinha” e a fazerem os seus comentários.
Por outro lado, funcionará como um livro de memórias das atividades realizadas neste ano letivo.
 



Receção aos alunos

A receção iniciou-se com todos os alunos no recreio da escola, organizados por turmas, começando por formar a teia da amizade. Esta teia teve como objetivo a apresentação dos alunos à medida que a mesma se ia construindo.




De seguida encheram-se balões, fez-se um smile e representou-se a palavra escola com os alunos.


Esta receção terminou nas salas de aula. Os alunos fizeram um trabalho simbólico do primeiro dia de escola. Os professores sensibilizaram os seus alunos para a importância do cumprimento das regras da escola.
 


17 de setembro de 2018