terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Aprender a ler e a escrever

O primeiro ano de escolaridade é, para a maioria das crianças, a porta de entrada no fascinante mundo da leitura e escrita. Para ajudar os alunos da turma B1 neste processo fundamental, além dos pais e da professora da turma, tem sido muito relevante o apoio da Equipa do Aprender a ler e a escrever Português da plataforma + Cidadania, a qual, de forma lúdica, promove o desenvolvimento de técnicas da leitura e escrita.

Além de estimular nos alunos o prazer de ler e escrever, espera-se que a participação nesta plataforma permita que estes tenham cada vez mais facilidade de navegar no mundo das palavras.





Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

No passado dia 3 de dezembro, a turma B1 comemorou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A atividade decorreu em contexto sala de aula com a apresentação de um vídeo Por que é que o meu amigo é tão diferente?”. O vídeo retrata, de modo simples, mas eficaz, como entender as crianças com Perturbação do Espetro do Autismo.

Os alunos tiveram, também, a oportunidade de treinar uma atividade da vida diária, nomeadamente, no que diz respeito ao apertar os cordões.





A professora

Dores Silva

Projeto Sou um curioso!

A turma B1 está a participar no Projeto Sou Curioso!, com o sentido de ajudar a desenvolver as capacidades e competências de cada aluno, para que os mesmos se envolvam ativamente durante o percurso de aprendizagem na escola como na vida.

Centrado na promoção de competências sócio emocionais, com este projeto pretende-se, também, criar condições para o desenvolvimento de relações positivas com os outros, promovendo o bem-estar sócio emocional e o sucesso educativo, assim como, lançar alicerces estruturais da saúde mental e psicológica dos alunos, como futuros adultos.





  

A professora

Dores Silva

quarta-feira, 15 de julho de 2020

terça-feira, 14 de julho de 2020

Festa de finalistas do 1.º ciclo

No final de cada ano letivo, a festa de finalistas é o momento mais esperado. Este ano foi diferente. Não houve festa “presencial”, mas a turma B4 não deixou de comemorar “à distância”, através da plataforma Zoom, este momento tão marcante para os alunos. Foi uma forma diferente de assinalar o fim de uma etapa e o início de novas conquistas.

Boa sorte para os finalistas no 2.º ciclo. Sejam felizes!



quinta-feira, 18 de junho de 2020

Projeto E@D | Educação Inclusiva

O ensino à distância tem-se revelado um verdadeiro desafio, uma experiência nova, um compromisso!

Nestes tempos em que tudo foi e continua a ser novo para todos nós, destaco a capacidade que os meus colegas educadores e professores titulares tiveram em “reinventar” a escola. Acrescento ainda o papel dos pais, que tiveram a oportunidade de ver uma amostra do que é o trabalho de um professor no desenvolvimento das atividades, na demonstração das matérias e no esforço e empenho em chegar a todos os meninos, porque a escola é para Todos! É para aqueles que têm facilidades e para aqueles que têm dificuldades.

Ser professor é, acima de tudo, cumprir uma missão! E ver aquele “brilho” nos olhos é algo que nos enche a alma e nos faz acreditar que a nossa presença é muito importante!



No dia 1 de junho, a professora de Educação Especial, Bárbara Figueira, dedicou um poema, da sua autoria, a todos os alunos da Escola Básica do Arco de Baúlhe, em especial ao aluno Tiago Machado do Jardim de Infância, ao aluno Rúben Teixeira do 2.º ano e aos alunos Inês, Matilde e Luís do 3.º ano.

O Luís Miguel e a Inês do 3.º ano responderam muito bem ao verso final!

Eis as suas excelentes respostas: 

(Luís Miguel, B3)

(Inês Canário, B3)


Desenvolvimento da competência leitora

“A maior flor do mundo”, de José Saramago

(Inês Canário, B3)

Bárbara Figueira, Educação Especial

terça-feira, 2 de junho de 2020

OLIMPÍADAS da Cidadania e do Património | 2019/2020

A turma B4 da Escola Básica de Arco de Baúlhe foi a grande vencedora da 2ª edição das Olimpíadas da Cidadania e do Património do nosso concelho.

O desafio foi lançado a todos os alunos do terceiro e quarto ano do 1.º Ciclo com acesso à Plataforma + Cidadania.

Depois de explorados os conteúdos da plataforma, cada aluno, individualmente, jogou as vezes que quis no sentido de alcançar a melhor pontuação possível.

Foi com esse esforço, empenho e dedicação que foi alcançada a melhor pontuação no município – 1.ª fase. 

Perante as circunstâncias atuais da pandemia, a fase intermunicipal foi cancelada, assim como a entrega do prémio destinado às turmas vencedoras na 1ª fase. Cada turma iria competir pelo lugar vencedor num jogo interativo criado e dinamizado pela Lusoinfo Multimédia. O prémio inicial, uma entrada no Parque Aquático de Fafe, foi substituído por um livro de literatura infantil para a escola, relacionado com a temática “Património Local”, e um livro de literatura infantil, relacionado com a temática “Educação para a Cidadania”, para cada aluno vencedor.


A professora titular de turma
Dores Silva

quinta-feira, 28 de maio de 2020

Reabertura da Educação Pré-Escolar da Escola Básica de Arco de Baúlhe


Plano de Contingência da Educação Pré-escolar da Escola Básica de Arco de Baúlhe

Projeto E@D | Educação Inclusiva

O atual contexto de pandemia veio comprometer, de algum modo, o processo educativo dos alunos com necessidades específicas de aprendizagem. Neste sentido, a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) assumiu a responsabilidade de proceder ao acompanhamento e monitorização do desenvolvimento das aprendizagens desses mesmos alunos. Deste modo, os docentes de Educação Especial continuam a desenvolver e a aplicar estratégias de apoio aos alunos com mais necessidades, tentando assegurar a intervenção que era efetuada, ao nível do apoio psicopedagógico, interagindo com os mesmos em sessões síncronas. Porém, ainda existem os alunos que têm limitações acentuadas, com pouca ou nenhuma autonomia pessoal, com dificuldades de interação e que requerem um apoio sistemático por parte de um adulto. Para este grupo de alunos, o ensino à distância requer um forte envolvimento dos docentes com os pais/encarregados de encarregados de educação. Assim sendo, com este grupo específico de alunos, o trabalho dos docentes tem-se baseado na interação com os pais, facultando tarefas a realizar dentro do contexto familiar e com os recursos disponíveis, estabelecendo rotinas para os alunos, dando indicações de como organizar o tempo e o espaço.

É certo que este vírus nos trouxe uma forma diferente de viver, já que as habitações se tornaram autênticas escolas, com filhos que estudam e pais que têm de trabalhar. É notável que as famílias estão a fazer um esforço hercúleo para garantir que os filhos tenham computadores, bem como um espaço para trabalhar e um ambiente calmo para estudar. Mas no meio desta “tempestade”, também há coisas boas a retirar-  os pais têm agora a possibilidade de acompanhar de perto o desenvolvimento dos seus filhos, o que é muito gratificante!

Eis alguns trabalhos desenvolvidos pelos meus alunos com a orientação das famílias.

 Bárbara Figueira, Docente de Educação Especial


Tiago Machado, JI9

Tema: Transportes - Construção de um carro (Desenvolvimento da Psicomotricidade) 




 

Inês Canário, 3.º ano, turma B3

Atividade: Tendo em conta o conto “Arca do Não é” de Miguel Neto, inventa e ilustra um animal 



Atividade: Resume o conto “O médico do Mar” de  Leo Timmers


Atividade: Tendo em conta o conto “O médico do Mar” de  Leo Timmers , constrói um móbile com os animais que fazem parte da história.


Atividade: “Os valores da minha família”

 

 

Luís Ribeiro, 3.º ano, turma B3

Atividade baseada na Hora de Leitura de Estudo em Casa: História de Hansel e Gretel (A casinha de chocolate)



segunda-feira, 25 de maio de 2020

E@D - Atividades da sala JI9

Neste grande desafio, tenho de enaltecer a grande capacidade de adaptação dos Encarregados de Educação da turma 9 do JI. Quero agradecer a todos que estão envolvidos na realização deste “plano B”  sendo de louvar o enorme esforço que todos têm feito na realização das atividades propostas."

Eis alguns desses trabalhos:

- Comemoraram o 25 de abril:




 





 

 

 

 

 


- Desenharam animais com as suas mãozinhas:


 



 








Construíram jogos:


 

 

 

 

 

 

 

 



- Comemoraram a primavera:

 

 

 

 

 


 

 

 


 

 

 



- Fizeram sementeiras:

 

 

 

 

 



- Festejaram o Dia da Mãe:

 


 



 

 



 

 

 




- Fizeram a experiência do arcoíris:

 

 

 

 


 





E muitas outras coisas: