quinta-feira, 15 de maio de 2025

Turma B5 vence fase intermunicipal das Olimpíadas da Cidadania e do Património

A turma B5, do 4.º ano da Escola Básica do Arco de Baúlhe, em representação do concelho de Cabeceiras de Basto, foi a grande vencedora da segunda fase do concurso intermunicipal “Olimpíadas da Cidadania e do Património – 2025”, promovido pela CIM do Ave e realizado no dia 14 de maio, no Pavilhão Gimnodesportivo de Mondim de Basto.

Este evento contou com a participação de turmas representantes de todos os concelhos que integram a CIM do Ave.

Com este excelente resultado, a turma B5 irá representar esta Comunidade Intermunicipal no Evento Nacional.







Campeão Nacional da 2.ª Edição do Campeonato de Cálculo Mental Hypatiamat – 2024/2025

Realizou-se nos dias 28 e 29 de abril, a 2.ª Edição do Campeonato de Cálculo Mental Hypatiamat Online - 2024/2025, de âmbito nacional. O Santiago Magalhães de Oliveira, da turma B5, da Escola Básica de Arco de Baúlhe, foi o grande vencedor nacional, no jogo SAMD – Adição, subtração, multiplicação e divisão – Naturais, para alunos do 4.º ano de escolaridade. De destacar, que o Santiago também obteve a melhor pontuação entre os alunos de 5.º e 6.º anos, num universo de 4239 alunos. Muitos parabéns Santiago!

Em destaque estiveram também os alunos da turma: Eva Teixeira, Leonor Andrade, Duarte Melindre e Lara Campos, que ficaram classificados entre os 10 primeiros lugares.

Este campeonato pretendeu promover o gosto pela aprendizagem da Matemática de uma maneira divertida e lúdica, desenvolvendo o cálculo e a rapidez mental, entre outras competências.

Parabéns igualmente a todos os alunos que participaram neste campeonato, fazendo jus ao lema "Todos participamos, todos ganhamos!".



Desfile de Carnaval 2025: Camões Inspira a Folia!

Este ano, o nosso tradicional desfile de Carnaval encheu-se de poesia e criatividade, com o tema “Camões – Engenho e Arte”.

A alegria tomou conta das ruas, provando que a literatura também sabe brincar. As crianças encantaram com livros nas mãos, flores nos cabelos e coroas de louros feitas com dedicação e imaginação.

Este Carnaval mostrou que celebrar a cultura pode ser vivido com fantasia, humor e espírito de comunidade. Luís de Camões, sem dúvida, teria sorrido ao ver o seu legado reinventado com tanta cor e alegria!